Game Design Portugal
Olá bem vindo a comunidade GDPT, se quiseres te:

Apresentar aqui

Registar aqui


Participe do fórum, é rápido e fácil

Game Design Portugal
Olá bem vindo a comunidade GDPT, se quiseres te:

Apresentar aqui

Registar aqui
Game Design Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Aulas de programaçao gratuitas em Lisboa para adolescentes
Fábio Miguel EmptyQui Nov 21, 2013 9:51 pm por Talmeida

» Lista Actualizada de Empresas Portuguesas 14/11/2013
Fábio Miguel EmptyQui Nov 14, 2013 10:17 pm por IuriMonteiro

» Restart - Game Design
Fábio Miguel EmptyQua Set 11, 2013 8:23 am por IuriMonteiro

» ZombieApocalift
Fábio Miguel EmptyTer Set 10, 2013 5:24 pm por IuriMonteiro

» Nova GamePlay
Fábio Miguel EmptyQua Ago 28, 2013 2:14 am por easygamesproduction

» Programador Procura Conselhos
Fábio Miguel EmptySex Ago 02, 2013 5:45 am por easygamesproduction

» Unity 4 -Serie: Crie Seu Jogo de RPG 3D
Fábio Miguel EmptySex Ago 02, 2013 5:20 am por easygamesproduction

» Videojogos portugueses - Portugal Aqui Tão Perto
Fábio Miguel EmptySex maio 31, 2013 7:39 am por IuriMonteiro

» Rayman Origins
Fábio Miguel EmptyDom maio 19, 2013 11:45 am por IuriMonteiro

» Last of Us
Fábio Miguel EmptySáb maio 18, 2013 11:16 am por IuriMonteiro

» Lista de todas as empresas portuguesas
Fábio Miguel EmptySex maio 10, 2013 8:09 pm por IuriMonteiro

» Chrome World Wide Maze
Fábio Miguel EmptyDom Mar 24, 2013 4:26 pm por IuriMonteiro

» Brigade - Real-time path tracing engine - WIP
Fábio Miguel EmptyDom Mar 24, 2013 4:24 pm por IuriMonteiro

» Novo jogo da Battlesheep: Bounty Monkey
Fábio Miguel EmptyDom Mar 24, 2013 4:06 pm por IuriMonteiro

» Unreal Engine 3
Fábio Miguel EmptySeg Mar 04, 2013 11:37 am por Diogo86

» Where can I sell my Indie PC game?
Fábio Miguel EmptySáb Nov 17, 2012 4:44 pm por IuriMonteiro

» When Players Make the Rules: On Memes and the Meta-Game
Fábio Miguel EmptySáb Nov 17, 2012 4:41 pm por IuriMonteiro

» Electronic Arts COO Fights to Lead the New Game Industry
Fábio Miguel EmptyDom Nov 04, 2012 3:36 pm por IuriMonteiro

» Miniclip - Game Designer
Fábio Miguel EmptyDom Nov 04, 2012 3:31 pm por IuriMonteiro

» Miniclip - Studio Manager
Fábio Miguel EmptyDom Nov 04, 2012 3:30 pm por IuriMonteiro


Fábio Miguel

2 participantes

Ir para baixo

Fábio Miguel Empty Fábio Miguel

Mensagem por FabioMiguel Ter Abr 05, 2011 3:16 pm

Boa tarde,

Hoje tomei conhecimento deste forum, e gostei bastante desta iniciativa.

Como já devem ter percebido, chamo-me Fábio Miguel, tenho 21 anos, e estou no 3º ano (ultimo ano) da Licenciatura de Engenharia Informática na Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Sempre tive bastante interesse na área dos videojogos, mas tal como muitos de vocês, não tive muitas opções para continuar os meus estudos nessa área. Não estou nada arrependido de ter escolhido este curso, uma vez que estou a gostar muito, nomeadamente a parte de programação! No entanto, este curso em Portugal não está nada direccionado aos VideoJogos (apesar de ter tido a sorte de um dos meus projectos de 1º ano ter sido fazer o pac-man). Este ano também estou a ter uma cadeira de multimédia, e que estou a gostar muito.

Já durante a minha licenciatura, tentei entrar em contacto com várias empresas de jogos Portuguesas, com o objectivo de realizar estagio (sem o objectivo de receber ordenado) para ganhar mais noções nesta área e saber se será uma hipotese para o meu futuro. Apenas uma empresa respondeu, e na altura já tinha alguns estagiários e não podia receber mais ninguem.

Tomei conhecimento agora também pelo forum, que existe um curso na restart, e alguns de voces o estão a frequentar. Quando acabar o curso, quero ver se começo a trabalhar (para poder ganhar uns trocos) e depois entrar nesse curso. Outra opção, será ir tirar o mestrado para o IST na área de multimedia. Tenho de conseguir gerir bem o meu tempo, mas quem corre por gosto, não cansa!

Agora queria uma opinião vossa! Estão a gostar de curso? Provavelmente ainda estão a meio do curso, mas acham que ficarão aptos para exercer essa área apenas com 1 ano de curso? E já agora, o que acham que está mal na industria portuguesa neste ramo? Sei que há empresas Portuguesas, mas porque acham que "não têm tanto sucesso" como as internacionais? Eu penso que Portugal teria muita capacidade para avançar com projectos com maior visibilidade, uma vez que conheço inumeras pessoas que gostariam, tal como eu, entrar neste meio.. E pessoal com jeito não falta!

Fiquem bem!
FM

FabioMiguel

Mensagens : 4
EXP : 4774
Kudos : 1
Data de inscrição : 05/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fábio Miguel Empty Re: Fábio Miguel

Mensagem por IuriMonteiro Ter Abr 05, 2011 6:51 pm

Antes de mais nada bem vindo!!

Bem uma das coisas que deves fazer se gostas mesmo da área de programação e queres seguir videojogos é dedicares te a ela, pega num motor de jogo e começa a programar.
Links:
http://unity3d.com/
http://www.udk.com/

Quanto ao nosso curso digo te que estou a gostar muito, aprendi muitas coisas sobre a industria dos videojogos, tornei me uma pessoa com uma melhor visão sobre o processo de desenvolvimento etc.
Não te aconselho a perderes um ano a estudar Game Design se aquilo que tu queres é ser programador.

Perguntas se ficaremos aptos para exercer esta área com apenas um ano de curso, e a resposta é depende, depende da pessoa e do empenho como em tudo. Claro que não serei um master porque isso demora muitos anos a conseguir atingir mas já tenho as bases suficientes para fazer um jogo.

O que está mal na industria portuguesa?
Eu diria mesmo tudo desde pessoas aldrabonas a pessoas presunçosas.

Porque é que nós não crescemos?
Por causa da inveja portuguesa, se alguém faz mais que eu, eu deito o o baixo e é isso que acontece na nossa indústria, inveja e ninguém do um passo em frente.
Falta de união e palavra.
Falta de partilha de conhecimento.
Falta de honestidade.
Falta de tudo.

Quando sair do curso o meu futuro não passa certamente por Portugal pelo facto de não existirem oportunidades nem empregadores formados. Os poucos que existem também não tem recursos pelo menos é essa a ideia que tenho.

Existem possibilidades de abrir aqui algo?
Claro que sim existem muitas soluções.

Restart e pessoal Tuga

Os formadores do meu curso são uns dos melhores em Portugal disso não tenho duvidas, mas todos eles tiveram de ir para o estrangeiro trabalhar e ganhar exp.
Tens óptimos Portugueses lá fora nas melhores empresas por isso o mal não está nos portugueses o mal está em quem gere as empresas portuguesas.

Espero que o pessoal novo que está a entrar na industria tenha a mesma sorte que eu e o prazer de ter tido bons mentores que mostraram a realidade sem censuras. Espero também que existam mais ajudas, menos guerras, menos escravidão etc.

Qual para ti será a melhor empresa Portuguesa?
Eu diria a SeedStudios pelo facto de eles se terem fechado e terem crescido. Eles podem até ser mal criados e tal mas no fundo o que eles estão a fazer é a protegerem se contra algumas mentalidades ...
Desejo que eles consigam lançar o tão aguardado UnderSiege.
Claro que se eles não conseguirem lançar o Undersiege, coisa que duvido um pouco, eles iram fechar e la se vai a minha esperança de vir a existir um mercado forte em Portugal, isto porque penso que muitos estão á espera do seu sucesso para avançarem com algo.
IuriMonteiro
IuriMonteiro
Admin
Admin

Mensagens : 425
EXP : 6137
Kudos : 1
Data de inscrição : 05/09/2010
Idade : 32
Localização : Carnaxide

https://gamedesign.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos