Game Design Portugal
Olá bem vindo a comunidade GDPT, se quiseres te:

Apresentar aqui

Registar aqui


Participe do fórum, é rápido e fácil

Game Design Portugal
Olá bem vindo a comunidade GDPT, se quiseres te:

Apresentar aqui

Registar aqui
Game Design Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Aulas de programaçao gratuitas em Lisboa para adolescentes
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyQui Nov 21, 2013 9:51 pm por Talmeida

» Lista Actualizada de Empresas Portuguesas 14/11/2013
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyQui Nov 14, 2013 10:17 pm por IuriMonteiro

» Restart - Game Design
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyQua Set 11, 2013 8:23 am por IuriMonteiro

» ZombieApocalift
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyTer Set 10, 2013 5:24 pm por IuriMonteiro

» Nova GamePlay
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyQua Ago 28, 2013 2:14 am por easygamesproduction

» Programador Procura Conselhos
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySex Ago 02, 2013 5:45 am por easygamesproduction

» Unity 4 -Serie: Crie Seu Jogo de RPG 3D
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySex Ago 02, 2013 5:20 am por easygamesproduction

» Videojogos portugueses - Portugal Aqui Tão Perto
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySex maio 31, 2013 7:39 am por IuriMonteiro

» Rayman Origins
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom maio 19, 2013 11:45 am por IuriMonteiro

» Last of Us
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySáb maio 18, 2013 11:16 am por IuriMonteiro

» Lista de todas as empresas portuguesas
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySex maio 10, 2013 8:09 pm por IuriMonteiro

» Chrome World Wide Maze
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Mar 24, 2013 4:26 pm por IuriMonteiro

» Brigade - Real-time path tracing engine - WIP
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Mar 24, 2013 4:24 pm por IuriMonteiro

» Novo jogo da Battlesheep: Bounty Monkey
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Mar 24, 2013 4:06 pm por IuriMonteiro

» Unreal Engine 3
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySeg Mar 04, 2013 11:37 am por Diogo86

» Where can I sell my Indie PC game?
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySáb Nov 17, 2012 4:44 pm por IuriMonteiro

» When Players Make the Rules: On Memes and the Meta-Game
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptySáb Nov 17, 2012 4:41 pm por IuriMonteiro

» Electronic Arts COO Fights to Lead the New Game Industry
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Nov 04, 2012 3:36 pm por IuriMonteiro

» Miniclip - Game Designer
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Nov 04, 2012 3:31 pm por IuriMonteiro

» Miniclip - Studio Manager
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos EmptyDom Nov 04, 2012 3:30 pm por IuriMonteiro


O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

+3
floydix
firecold91
iceburn91
7 participantes

Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_lcap10%O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_lcap1100%O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_rcap 100% 
[ 7 ]
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_lcap10%O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_lcap10%O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_lcap10%O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 7
 
 
Votação encerrada

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por iceburn91 Qua Set 15, 2010 12:30 am

Eu penso que a industria Portuguesa de videojogos está a começar a florir aos poucos, mas também são sei se é uma coisa certa.
iceburn91
iceburn91
Regular
Regular

Mensagens : 80
EXP : 5223
Kudos : 0
Data de inscrição : 05/09/2010
Idade : 32
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por iceburn91 Qui Set 16, 2010 1:16 am

Uma pergunta com que nos deparamos é o que fazias para melhora-la?
iceburn91
iceburn91
Regular
Regular

Mensagens : 80
EXP : 5223
Kudos : 0
Data de inscrição : 05/09/2010
Idade : 32
Localização : Carnaxide

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por firecold91 Ter Set 21, 2010 4:38 pm

iceburn91 escreveu:Uma pergunta com que nos deparamos é o que fazias para melhora-la?

Eu penso que a industria dos videojogos em Portugal ainda está muito pobrezinha em comparação aos EUA.

Para melhora-la...bem...o que eu poderia fazer era dar algumas ideias...corrigir alguns erros que podem surgir ao longo de um jogo produzido por nós portugueses...e é só o conseguiria fazer por enquanto, gosto muitos de jogos para consolas e seria uma carreira que gostaria de ter. Wink
firecold91
firecold91

Mensagens : 1
EXP : 4960
Kudos : 0
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 40
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por floydix Dom Out 10, 2010 2:49 pm

Olá a todos !
Eu na minha opinião a industria portuguesa de videojogos precisava do apoio de uma grande empresa, pois não é que haja falta de motivação, até porque a seed studios tem agora um jogo a sair na psn, mas porque há uma falta de fé em tudo que é nacional, e isto não acontece só nesta área, acontece em todas.
Acho que é uma industria em desenvolvimento neste país, mas ainda é uma industria que não é muito apelativa aos portugueses, pela falta de conhecimento e de vontade de saber se isto é de facto uma profissao viável, e com oportunidade de carreira.
Eu acho que sim, acho que se deve apostar nisto.. e espero por ouvir a vossa opinião em relação a este assunto .

Cheers !

floydix

Mensagens : 3
EXP : 4945
Kudos : 0
Data de inscrição : 10/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por RenSantos Ter maio 17, 2011 7:17 pm

Concordo o que o Floydix disse quando diz que há uma falta de fé em tudo o que é nacional. Mas tambem existe um grando oposto.
Pelos jogos criados em portgual que conheço (devo ser franco.. poucos) costumam ser pouco divulgados. Mas isso não depende de nós (gamers, game designer, etc).
Acho que a principal razão desta industria não crescer é porque falha-se no público alvo.
Seria importante primeiro conquistar o público português antes de ir lá para fora, simplesmente porque é máis facil!
Muito rapadimante um exemplo (parvo e talvez irrial):
Idade média do gamer portugues --> 20 anos
Principal gosto ou fascínio --> football.

Solução --> criar um jogo de football completamente em portguês. (com isto, por exemplo atacamos o público do PES ou do FIFA que pode ainda não está em português)
Se combater a FIFA ou PES, temos que encontrar os pontos fortes e fracos um do outro. (lol parece simples mas não é)

------------ ( tudo isto foi falado por alto, serve apenas como exemplo, nenhum dos dados é um facto)-----------------------------------------------

Acho que é este tipo de estúdo que não se faz quando se cria um jogo cá em portugual.
Se as empresas combaterem logo a nivel internacional é muito complicado, teriamos que conquistar o ppl portugûes para, eventualmente, termos os apoios para conquistar lá fora.

Simplesmente a minha opnião Smile

RenSantos

Mensagens : 5
EXP : 4729
Kudos : 0
Data de inscrição : 17/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por IuriMonteiro Ter maio 17, 2011 7:44 pm

O que está mal na industria portuguesa?
Eu diria mesmo tudo desde pessoas aldrabonas a pessoas presunçosas.

Porque é que nós não crescemos?
Por causa da inveja portuguesa, se alguém faz mais que eu, eu deito o o baixo e é isso que acontece na nossa indústria, inveja e ninguém do um passo em frente.
Falta de união e palavra.
Falta de partilha de conhecimento.
Falta de honestidade.
Falta de tudo.

Quando sair do curso o meu futuro não passa certamente por Portugal pelo facto de não existirem oportunidades nem empregadores formados. Os poucos que existem também não tem recursos pelo menos é essa a ideia que tenho.

Existem possibilidades de abrir aqui algo?
Claro que sim existem muitas soluções.

Restart e pessoal Tuga
Os formadores do meu curso são uns dos melhores em Portugal disso não tenho duvidas, mas todos eles tiveram de ir para o estrangeiro trabalhar e ganhar exp.
Tens óptimos Portugueses lá fora nas melhores empresas por isso o mal não está nos portugueses o mal está em quem gere as empresas portuguesas.

Espero que o pessoal novo que está a entrar na industria tenha a mesma sorte que eu e o prazer de ter tido bons mentores que mostraram a realidade sem censuras. Espero também que existam mais ajudas, menos guerras, menos escravidão etc.

Qual para ti será a melhor empresa Portuguesa?
Eu diria a SeedStudios pelo facto de eles se terem fechado e terem crescido. Eles podem até ser mal criados e tal mas no fundo o que eles estão a fazer é a protegerem se contra algumas mentalidades ...
Desejo que eles consigam lançar o tão aguardado UnderSiege.
Claro que se eles não conseguirem lançar o Undersiege, coisa que duvido um pouco, eles iram fechar e la se vai a minha esperança de vir a existir um mercado forte em Portugal, isto porque penso que muitos estão á espera do seu sucesso para avançarem com algo.
IuriMonteiro
IuriMonteiro
Admin
Admin

Mensagens : 425
EXP : 6137
Kudos : 1
Data de inscrição : 05/09/2010
Idade : 32
Localização : Carnaxide

https://gamedesign.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por IuriMonteiro Ter maio 17, 2011 7:53 pm

Código:
Acho que a principal razão desta industria não crescer é porque falha-se no público alvo.

O que não falta e publico.

Código:
Seria importante primeiro conquistar o público português antes de ir lá para fora
Não mesmo lool devemos é apostar nos mercados mundiais.

Código:
simplesmente porque é máis facil
Pelo contrario e mais difícil e pouco rentável.

O mercado Português representa uma minharia lool e nem todas as pessoas o iriam comprar logo não dava dinheiro, os jogos tem de ser abrangentes para toda a gente.
O melhor exemplo e o Tetris.
IuriMonteiro
IuriMonteiro
Admin
Admin

Mensagens : 425
EXP : 6137
Kudos : 1
Data de inscrição : 05/09/2010
Idade : 32
Localização : Carnaxide

https://gamedesign.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por RenSantos Ter maio 17, 2011 9:56 pm

Quando disse falha-se no publivo alvo não quis dizer que não exista, que dizer que quando os jogos são criados, não se têm em conta um publico alvo rentavel.

Apostar no mercado mundial é um grande passo, não estou a dizer que seja arriscado (clãro que o mundo de videojogos não tem fronteiras). Falo no publico portugês por várias razões . O que te estou a falar é de um olhar economico\empresarial.
Tendo o público mundial em concideração é mais dificil fazer-se uma segmentação do mercado, ou criar conceitos báses que façam esse jogo vender.
Antes de se crirar um produto tem que se estudar muito bem o cliente. O produto é feito depois de se conhecer o cliente.
Não basta fazer um jogo para o gamer. Não existe o gamer. existe, por exemplo:
os gajos dos jogos de desporto
os gajos dos fps
os gajos dos rpg
os gajos dos jogos de familia estilo wi
por ai fora..

Depois de se defenir muito bem o público alvo, é meio caminho andado para as coisas darem certo.
Porque é que o Mass effect é um rpg\shooter e não é como o dragon age, ja que sao feitos pelos mesmo gajos?
Porque, talvez os gajos que curtem rpgs de sci-fi gostam mais de shooter. estas a perceber? lol

Apostar no público portugues será mais fácil desde já para fazer-se a segmentação de mercado pelos factores linguísticos, culturais e cootidianas.
Talvez os portugueses têm mais uma cultura e um cootidiano mais ligado com o desporto do que para histórias de fantasia, logo será um erro criar um jogo de fantasia.
-----------------------------------------

O tétris é um jogo com grande sucesso extamente porque fez uma exelente segmentação de mercado.
É um jogo destinado para pessoas que têem pouco tempo (empresários)
É um jogo que nao precisa de dedicação, tal como um rpg. É um jogo que pode-se jogar em todo o lado, até numa casa de banho. É um jogo "descartavel" joga-se 1min agora e 1min daqui a 2 horas.

Este jogo teve um exelente sucesso devido a estes conceito muito bem adequados à época e ao público alvo.

E se o tétris fosse criado nos anos 50, teria o mesmo sucesso?
Provavelmente não...

---------------------------------------------------------------
Espero ter-me explicado bem :S

RenSantos

Mensagens : 5
EXP : 4729
Kudos : 0
Data de inscrição : 17/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por blu_love Qui Ago 04, 2011 4:04 pm

Não falta apenas um publico o iniciativa o apenas ideias, também falta um bom ensino que seja fácil de aderir, alguma coisa que nos diga por onde começar, chamar a atenção ás pessoas a este tipo de trabalho.

Eu tirei o 12 de multimédia, e tentei entrar em designe de multimédia em Beja por ser mais acessível ao meu bolso e porque pensava que tinha alguma coisa haver com vídeo jogos, no final não tem nada e 1 mês depois sai.

Já pensei ir para Portimão mas isso seria gastar mais dinheiro que não me dá jeito, então decidi começar por mim próprio, porem apesar de tanta pesquisa falta-me as bases, mas não vou desistir Wink

blu_love

Mensagens : 1
EXP : 4643
Kudos : 0
Data de inscrição : 04/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por JoeWarhol Qua Set 14, 2011 11:05 pm

O mal é que em Portugal, são poucas, ou nenhuma a empresa que tem a capital para financiar um projecto tão dispendioso como um Jogo. E visto que também é um risco muito grande! Rolling Eyes

JoeWarhol
Noob
Noob

Mensagens : 11
EXP : 4640
Kudos : 0
Data de inscrição : 19/08/2011
Idade : 34
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O que pensas da industria Portuguesa de videojogos Empty Re: O que pensas da industria Portuguesa de videojogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos